Neste mês de novembro acontece o Campeonato Brasileiro de Fan 32 e a XII Etapa da Copa do Brasil de Fan 32, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A competição, que ocorre entre os dias 18 e 22 de novembro, é promovida pela Confederação Brasileira de Caça e Tiro. Atletas de todo Brasil vão participar. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Caça e Tiro, Otto Pohl, a modalidade do Tiro Esportivo Fan 32 começou a ser praticada no país em 2017, com 5 clubes.
Atualmente, são 17 clubes praticantes e outros oito em fase de implantação.
No Brasil, é praticado o Tiro à Hélice, que é uma substituição do Tiro ao Pombo, proibido em diversos países. Essa modalidade é disputada em uma cancha especialmente desenhada e o objetivo é acertar o alvo branco que está na hélice.
Por conta da pandemia, Otto explica que a modalidade foi realizada em 12 etapas, 11 foram feitas de forma online. Os atletas praticaram nos próprios clubes e os resultados foram lançados no site da Confederação. Agora, a 12ª Etapa vai ser presencial. Quem atinge 108 pontos durante todo ano, disputa a Copa do Brasil de de Fan 32. A outra prova é do Campeonato Brasileiro de Fan 32, na qual a quantidade de hélices é maior.
Apenas atletas regulamentados pelo Exército Brasileiro podem disputar.
O presidente da Confederação Brasileira de Caça e Tiro comenta que neste ano as competições vão receber menos participantes por conta da pandemia. Ele reforça a importância dos cuidados de segurança em relação ao coronavírus.
O tiro esportivo está presente nos Jogos Olímpicos desde 1896. A Fan 32 ainda não é considerada uma modalidade olímpica, mas Otto revela que os órgãos internacionais discutem sobre o tema.
Para mais informações sobre o Campeonato Brasileiro de Fan 32 e a XII Etapa da Copa do Brasil de Fan 32, acesse o site www.cbct.org.br/.
Reportagem: Fernanda Scholze